quinta-feira, 25 de junho de 2020

Direitos de transmissão - NBA

A alta popularidade do basquete faz com que a NBA, principal liga de basquete do mundo, atraia cada vez mais a atenção de fãs ao redor do mundo. Além de organizar esportivamente, a NBA organiza alguns assuntos financeiros relacionados a todas as equipes (as quais são empresas com fins lucrativos). 


Assim como em outros esportes, a principal fonte de renda das equipes são os direitos sobre transmissão dos jogos. Esses, quando se trata de emissoras nacionais, são negociados diretamente pela liga por se tratar de interesse comum das franquias. No entanto, esses contratos nacionais ainda deixam mais de ⅔ dos jogos da temporada regular sem serem transmitidos nacionalmente. Para preencher essa lacuna, as equipes negociam seus jogos por meio de contratos locais de TV e rádio. Mesmo com uma grande estrutura e altos salários, só os contratos nacionais de TV já geram receita suficiente para cobri-los com ampla margem. 


Em 2014 foi assinado um contrato, o qual entrou em vigência a partir da temporada 2016-2017, no qual a TNT e a ESPN acertaram os direitos de transmissão por aproximadamente US$ 24 bilhões por 9 anos. No mundo esportivo, esse é o segundo contrato de direitos televisivos mais caro, perdendo somente para a NFL (futebol americano). Essa receita é dividida igualmente entre as franquias. Isto é feito buscando a igualdade financeira, estimulando a competitividade, mantendo o interesse esportivo e combatendo hegemonias. 

Ainda há os direitos para transmissão internacional dos jogos, tendo a China como maior mercado, o NBA League Pass, que se trata de "um produto por assinatura premium da NBA que dá aos usuários acesso a todos os jogos, ao vivo e sob demanda, durante toda a temporada". Além dos contratos locais feitos pelas próprias equipes, sendo o Los Angeles Lakers com valor mais expressivo (US$ 122 milhões aproximadamente). 


Aproximadamente 277 jogos da temporada regular da NBA são transmitidos nacionalmente por ano (número total de jogos é 1230) e mais de 90 jogos nos playoffs. A ESPN é a plataforma que mais exibe os jogos da temporada mais regular, seguido pela NBA TV, TNT e pela ABC.



Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário